sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

2012 - Jubileu de Ouro dos Monges Beneditinos em Mineiros

Mosteiro São José
Há cinquenta anos, chegavam às terras brasileiras três monges norte-americanos; vieram atendendo ao apelo da Igreja, de que comunidades dos países europeus e da América do Norte ajudassem no trabalho de evangelização nos continentes pobres, como a América Latina e a África. Vieram com a ideia inicial de se estabelecerem na nova capital do país, Brasília. Assim, aprenderam o português com os frades norte-americanos, que chegaram anos antes, em Anápolis-GO. Foi lá, também, que se encontram com Frei Benedito Domingos Cóscia, que logo fora nomeado Bispo de Jataí - GO. Como a negociação para estabelecimento do novo mosteiro em Brasília não deslanchava Dom Benedito, que tratou logo de convidar os amigos para conhecerem sua Diocese. Foi assim, que em 26 de abril de 1962 chegaram a Mineiros três monges: Dom Matthias, Dom Oto e Dom Estevão. Estes pioneiros abriram o caminho para que muitos outros viessem depois.




D. Matthias William Schmidt, OSB
Neste ano de 2012, a Comunidade dos Monges Beneditinos de Mineiros estará em festa por conta de seu Jubileu de Ouro no trabalho de evangelização, nestas terras do sudoeste goiano. Queremos assim partilhar com toda a comunidade mineirense nossa alegria, fazendo memória de nossos missionários e louvando a Deus pelas graças recebidas nestes últimos anos. 



Evangelizar não é só falar de Deus. Evangelizar significa trazer a boa notícia de que Deus está conosco. E o Deus conosco quer vida plena para todos. Vida plena quer dizer fartura, saúde, conhecimento, respeito às individualidades, em fim, tudo o necessário para se viver bem e feliz. Por essa razão, os monges trabalharam nos mais diversos campos, levando a Palavra de Deus e favorecendo o desenvolvimento humano e social em nosso município. 



Entretanto os monges não trabalharam sozinhos: tudo foi feito graças ao apoio e participação da comunidade local. Por isso, queremos escutar de você, nosso irmão e nossa irmã: quais são suas memórias sobre os monges beneditinos nestes últimos 50 anos? Se você tiver alguma história nos escreva. Se tiver fotos dos monges ou de alguma atividade na qual eles estiveram envolvidos, nos encaminhe uma cópia. Gostaríamos imensamente de sua participação nesta construção de memória e projeção de outros tantos anos. Este material pode ser encaminhado ao Mosteiro São José ou à secretaria da Paróquia São Bento (copisb@gmail.com), ou ainda pelo e-mail priorado@msaojose.org.



Que São Bento abençoe a todos! 






Dom Rodrigo Perissinotto, OSB

Subprior e Pároco



Nenhum comentário:

Postar um comentário