segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Monjas Beneditinas de Mineiros Recebem sua Prioresa


Ir. Anne Shepard, OSB
Prioresa
À medida que começamos um novo ano, os monges do Mosteiro de São José comemorarão seu 50 º aniversário de presença em Mineiros. Nós beneditinos (as) professamos o voto de estabilidade, para que possamos ser uma presença de oração e de comunidade, à medida que servimos o povo de Deus, de maneiras variadas. Nossas raízes se aprofundam com a graça de Deus.

Agora na conclusão de minha quinta visita ao Brasil, nestes meus seis anos como prioresa do Mount Saint Scholastica, retorno aos Estados Unidos, mais uma vez, com o coração cheio de alegria e esperança. Nossas constituições pedem que eu visite as irmãs anualmente. Se Mineiros estivesse mais perto de Atchison-KA/ (EUA), gostaria de vir mais vezes. Mas enquanto estou aqui, sinto a presença de uma comunidade de cinco beneditinas que oram sinceramente. e com regularidade, e cujas vidas são marcadas pela esperança e fé no mistério de Deus. Nesta visita, conversamos sobre a comunidade com suas alegrias e seus desafios. Falamos sobre a necessidade de reconciliação. Em nossa vida espiritual falamos umas com as outras sobre assuntos sérios e nos perdoamos umas às outras. E, claro, falamos sobre assuntos práticos, o negócio da casa... A construção de uma comunidade é trabalho duro. Mas é por sua natureza trinitária, chamadas pelo Deus Criador e com a ajuda do Espírito Santo, que nossas vidas são marcadas com a esperança da ressurreição.

As irmãs e os monges fazem a sua profissão publicamente, porque somos, de fato, uma parte da Igreja. Nós amamos a Igreja, apesar de sabermos que está longe de ser perfeita. Alimentada pela Palavra de Deus e alimentada também pelo corpo e sangue de Cristo, estamos preparados para estar a serviço dos outros. Nossa vocação é uma vocação altruísta, um chamado a estarmos abertos à Graça de Deus diariamente, às vezes de hora em hora. É preciso coragem e fé no desconhecido para ser uma religiosa professa. As alegrias superam em muito as lutas!
Monjas Beneditinas, sua Prioresa e o bispo diocesano,
Dom Majella

Um dia, enquanto caminhava para a Igreja de São Bento, vindo do Mosteiro Santa Maria Mãe de Deus, pensei comigo mesma que os Santos Bento e Escolástica deveriam estar satisfeitos com as duas comunidades. Nós, Irmãs e os monges, nos reunimos quando cheguei e nos encontramos por três vezes enquanto aqui estive. Compartilhamos deliciosas refeições (é fácil se reunir com os homens, se você alimentá-los), falamos de preocupações na Igreja e no mundo e compartilhamos a Eucaristia. Falamos de preocupações e histórias de sucesso em comum.

O mês de fevereiro começa com a Festa da Apresentação do Senhor, no dia 02. Uma semana depois, no dia 10, celebramos a festa de Santa Escolástica. Na primeira festa nos identificamos com a história de Jesus e como Ele cresceu em graça e sabedoria. Na segunda, recordamos a história da tempestade e como a oração de Escolástica fez com que ela passasse a noite orarando com seu irmão, Bento. São Gregório, ao recontar essa história, nos diz que Deus foi movido pelo amor de Escolástica.

Neste novo ano, que cada um de vocês seja abençoado (a) com a sabedoria e a Graça do Pai. Que sua oração seja sempre pura e que você possa perceber que Deus permanece ao seu lado todos os dias. Deus nos responde: só temos de ouvir com os ouvidos de nosso coração a Sua resposta. Deus os abençoe. Obrigada por seu amor e cuidado com as irmãs. Obrigada pelo testemunho de sua fé em Deus.

Ir. Anne Shepard, OSB - Prioresa
Mount Saint Scholastica - Atchison-KA (EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário