sábado, 28 de janeiro de 2012

Catequese 2012


Por Gilmar José Boer


O que é Catequese?

Deus, num desígnio de pura bondade, criou livremente o homem para torná-lo participante da sua vida bem aventurada. Ele está sempre e em toda parte próximo do homem. Chama-o e ajuda-o a procurá-lo, conhecê-lo e amá-lo. Convoca todos os homens, dispersos pelo pecado, para a unidade da sua família - que é a Igreja - mediante o seu filho, que Ele enviou como Redentor e Salvador. N´Ele e por ele, chama os  homens a se tornarem, no Espírito Santo, seus filhos de adoção, herdeiros de sua graça.
          
Cristo enviou os apóstolos que escolhera, dando-lhes o mandamento de anunciar o Evangelho “Ide...” (Mt 28,19-20) e (Mc 16,20).
          
 Os apóstolos, pressionados pelo amor foram anunciar por toda parte a Boa Nova. Este tesouro recebido dos apóstolos foi fielmente guardado pelos seus sucessores.
          
Todos os fiéis de Cristo são chamados a transmiti-lo de geração em geração, aumentando a fé, vivendo-a em partilha fraterna e celebrando-a na liturgia e na oração.
                      
Transmitir a fé - A Catequese

Bem cedo se chamou Catequese ao conjunto de esforços empreendidos pela Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a acreditar que Jesus é o Filho de Deus, a fim de, pela fé, terem a vida em seu nome, e para educá-los e instruir nossa vida, construindo assim, o Corpo de Cristo.

“A Catequese é uma educação de fé das crianças, dos jovens e dos adultos, que compreende especialmente o ensino da Doutrina Cristã, ministrada, em geral, de um modo orgânico e sistemático, em ordem à iniciação da Vida Cristã”.

“A Catequese está intimamente ligada a toda a Igreja. Dependem não só dela a expansão geográfica e o crescimento numérico, mas também e muito mais ainda o crescimento interior da Igreja e a sua conformidade com o desígnio de Deus”.
            
“A finalidade da Catequese é o amadurecimento da fé inicial e a educação de verdadeiros discípulos de Jesus Cristo”.  

As inscrições para a Catequese do ano de 2012 já estão sendo realizadas na Secretaria Paroquial e nas demais Comunidades.

No dia 29 de janeiro de 2012, domingo, haverá a missa de acolhida dos catequistas, catequizandos e suas famílias, às 19h00min, na Matriz de São Bento.    

Os encontros terão início no dia 06 de fevereiro de 2012, segunda-feira.


ETAPAS

Catequese Infantil: de 06 a 08 anos.
1ª Eucaristia: 09 anos completos até abril.                                                     
Pré-Crisma: para aqueles que já celebraram a 1ª Eucaristia.
Crisma: 12 anos completos até abril.
Catequese para Adultos: adultos que não receberam os sacramentos.


“Senhor, fomos criados por Ti e para ti, e o nosso coração viverá inquieto enquanto não repousar em teu seio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário