terça-feira, 13 de março de 2012

"Eis o Tempo de Conversão, Eis o Dia da Salvação..."

Por João Luís Vasconcelos Machado




O tempo da Quaresma visa preparar a celebração da Páscoa. Com efeito, a liturgia quaresmal dispõe tanto os catecúmenos, pelos diversos graus da iniciação cristã, como os fiéis, pela comemoração do batismo e da penitência, a celebrarem o mistério pascal (NALC, n. 17).

Anotações

1. Durante este tempo, é proibido ornar o altar com flores; o toque de instrumentos musicais só é permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o Domingo Laetare (4º Domingo da Quaresma), bem como as solenidades e festas.
2. A cor do tempo é roxa. No Domingo Laetare, pode-se usar o rosa (IGMR, n. 308f)
3. Em todas as Missas e Ofícios (onde se encontrar), omite-se o Aleluia.
4. Nas solenidades e festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se Te Deum e o Glória.
5. Sobre Missas votivas neste tempo, leia-se nas "Anotações Gerais" V.
6. Na celebração do Matrimônio, seja dentro ou fora da Missa, deve-se sempre dar a bênção nupcial; mas admoestam-se os esposos que se abstenham de demasiada pompa.

CANTAR A QUARESMA



Cantar a quaresma, é antes de tudo, cantar a dor que se sente pelo pecado do mundo, que , em todos os tempos e de tantas maneiras, crucifica os filhos de Deus e prolonga, assim , a Paixão de Cristo... É um canto de luto, um canto sem 'glória' e sem 'aleluia', um canto sem flores e sem as vestes da alegria, um canto da 'profundezas do abismo' em que nos colocaram nossos pecados (Sl 130); um grito penitente de quem implora e suplica: "Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade, e conforme a vossa misericórdia, apagai a minha iniquidade (Hin. Litúrgico - 2, intodução). 

O repertório litúrgico para este tempo encontra -se gravado em dois CDs: Liturgia XIII e Liturgia XIV, da gravadora Paulus, além do CD da Campanha da Fraternidade. Encontra-se disponível para download o folheto "Cantai & Louvai", próprio de nossa paróquia, com cantos para este tempo. Para baixar o CD Liturgia XIII, clique aqui. Para o CD Liturgia XIV, clique aqui. Para o CD Campanha da Fraternidade 2012, clique aqui. Para download do folheto Cantai & Louvai, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário