quinta-feira, 8 de março de 2012

Cinquenta Anos - Um Pouco de História

O povo de Mineiros acolheu os monges beneditinos com alegria num momento de graça. Os monges estavam ansiosos em acertar um lugar para fundar seu mosteiro. O povo mineirense estava sentindo a ameaça de não ter mais padre em residência. A população predominante Católica, proveniente do Triangulo Mineiro, estava acostumada em ter padre em residência deste do inicio da paróquia em 1913. Com a possibilidade de três padres tomando residência em Mineiros alegrou e movimentou os corações. 

No inicio do ano 1962, no dia 02 de janeiro, Dom Bendito Coscia, OFM, o novo bispo de Jataí (empossado no dia 12 de dezembro de 1961), trouxe Dom Matthias Schmidt e Dom Estevão Burns para conhecer a cidade de Mineiros e seu povo. Ficam conhecendo o vigário substituto, Padre Vicente Tobben, religioso da Congregação da Paixão de Jesus Cristo, pároco da Paróquia Divino Espírito Santo em Caiapônia-GO. Eles encontram as Irmãs da Sagrada Família administrando o ginásio Santo Agostinho já cinco anos. Encontram também as Irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas, administradoras do Hospital Nossa Senhora de Fátima em fase final de construção, mantido pelo grupo de sócias locais. Conhecem o Hospital Samaritano e Colégio Presbiteriano prestando belo serviço para a população local e região ampla. 


Conhecem a bela e moderna Matriz Divino Espírito Santo, construída no centro da cidade menos de cinco áreas anteriores, com sua torre magnífica e os três altares belíssimos de mármore. Conhecem a vitalidade das festas e movimentos eclesiais – Apostolado de Oração, Cruzadinhas e Filhas de Maria. Os políticos (Osvaldo de Sousa era prefeito) e outras lideranças do município se apresentaram, confirmando a disposição da população a trabalhar em conjunto, convidando e apoiando os monges estrangeiros a somar esforços para o bem da população urbana e rural. Saborearam as delicias culinárias das senhoras que generosamente ofereçam almoço para o clero visitante, e um jantar festivo no final de um dia de encontros e encantos. No seu relato desta visita, junto com sua narração da visitas às sete outras cidades na Diocese, Dom Matthias escreveu que Mineiros, embora distante da Capital, tem atividades, planos e esperança para o futuro; e tem fama de ser cidade onde há espírito de colaboração (Carta 07/01/1962). Ele também disse: “É a cidade onde Dom Benedito quer que fundamos o mosteiro” (Carta 11/01/1962). 

No dia 07 de março, Dom Benedito e Dom Estevão fizeram uma visita ao Padre Vicente Tobben na Casa Paroquial em Mineiros para anunciar que os monges farão uma fundação monástica em Mineiros logo e assumir a Paróquia Divino Espírito Santo (Livro de Tombo 2). Dom Estêvão levou suas mudanças para Mineiros. Dom Matthias chegou de volta dos Estados Unidos dia 16/04/1962. 

Dom Matthias e Dom Estêvão levaram mudanças para a casa do bispo em Jatai, ficando lá dias 24 e 25 de abril. “Aos 26 de abril de 1962 os três Padres Beneditinos chegaram em Mineiros acompanhados por Dom frei Benedito, O.F.M. Presentes também eram Padre Marques, C.Ss.R, Padre Guilherme, C. P. e Padre Vicente Tobben, C.P. A recepção fui bem animada. Pareceu que todos os minerenses compareceram. Os Beneditinos que tomaram posse foram Dom Matthias Schmidt, Vigário da Paróquia, Dom Othon Sullivan, e Dom Estêvão Burns. Este dia marcou também a fundação do Mosteiro São José. Por enquanto a Casa Paroquial servirá como o mosteiro provisório” (Livro de Tombo 2). 







Dom Duane Gary Roy, OSB (Dom Ruy)
Prior do Mosteiro São José

Nenhum comentário:

Postar um comentário