segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Festa da Imaculada Conceição

Por Dom Rodrigo Perissinotto, OSB


No dia 08 de dezembro, a Igreja celebrou a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. Esta festa é um convite a saudar a Mãe de Deus, preservada da mancha do pecado, em vista dos méritos de Cristo. Maria foi Imaculada, não por merecimento pessoal, mas sim por causa de seu Filho Santo. Toda festa mariana é uma profissão de fé em Jesus, pois ela nos aponta continuamente para o Filho. Como já é de costume na Paróquia São Bento, celebramos também neste dia a Renovação dos Mandatos dos Ministros Extraordinários da Comunhão.

Dom Rodrigo, pároco, se reuniu para a celebração da Eucaristia junto com a comunidade e os ministros, que estavam recebendo ou renovando seus mandatos. Em sua homilia, ele, que completava sete anos de ordenação presbiteral, salientou sobre a necessidade do Padre, bem como do Ministro Extraordinário da Comunhão, se inspirar na Santa Mãe de Deus em seu serviço à Igreja. Maria nos ensina, dizia, a levar Jesus aos irmãos. Ensina-nos que as graças recebidas não são somente para mim, mas devem ser oferecidas aos outros. Ela se abre a Deus porque conhece e ouve atentamente sua Palavra. O padre, o ministro e cada fiel precisam fazer o mesmo. É preciso buscar com empenho em ouvir a Palavra, que é de Deus, é permitir que ele encontre morada em nossas vidas e que ali germine graças para a vida da comunidade.

Por fim, Dom Rodrigo pediu aos ministros que não descuidassem dos enfermos, como Maria foi solícita aos necessitados. Solicitou que também eles fossem solidários com aqueles que sofrem, sendo sinais da Igreja junto a cada um e que unidos a Jesus Eucarístico, levassem também sua presença amiga. Atualmente, a Paróquia conta com 68 ministros, cujas principais atribuições ministros são:



  1. Levar a Comunhão e a caridade cristã aos irmãos hospitalizados e enfermos;
  2. Na falta de ministros ordenados, distribuir, nos ritos litúrgicos a Comunhão Eucarística;
  3. Na falta de ministros ordenados, presidir a celebração da Palavra, inclusive em exéquias;

Os mandatos têm validade de dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário