segunda-feira, 7 de maio de 2012

Retiro dos Oblatos

Por Ir. Eliene Batista Gouvêa, OSB


No dia 21 de abril, no Mosteiro Santa Maria Mãe de Deus, foi realizado um retiro de oblatos e oblatas beneditinos sob a direção espiritual do prior do Mosteiro São José, Dom Rui, OSB. O retiro se iniciou com as boas vindas, feitas pela prioresa do Mosteiro Santa Maria Mãe de Deus, irmã Eliene, OSB; e com a oração da manhã: Laudes, as atividades foram iniciadas. Após a oração foi o momento de integração e lanche.  A Irmã Ironide, OSB coordenou a Dinâmica de Apresentação: “História do nome”. Dom Rui continuou as atividades com a reflexão: “Dicas para crescer na vida espiritual, do jeito beneditino”. Esse tema sugere a disciplina na vida de oração: lugar e hora para fazê-la, relaxamento, sono restaurador, exercícios físicos, caminhada, encontro com outras pessoas; também é preciso manter a serenidade, a paciência e espírito de entrega na humildade para praticarmos as boas obras, ter aceitação das limitações próprias - como aceitar as dos outros como seres humanos. Todos esses e outros pontos foram baseados na Regra de São Bento e nos ensinamentos de Jesus Cristo.



Após a reflexão foi dado um tempo para lanche, oração pessoal e partilha da experiência. Os participantes relataram a grande riqueza de rezar como associado beneditino e ainda participar, como pais e mães de família, do estilo de vida inspirado pela Regra, os Sacramentos e a Lectio Divina como parte importante do compromisso de oblatos. Essa partilha foi enriquecida com a orientação de Dom Rui sobre a Regra de São Bento como fonte de Espiritualidade: nesta fonte podemos encontrar a educação para a Contemplação, a plenitude da Vida no Espírito, Vida Pascal e a Sagrada Escritura como alimento cotidiano na comunidade, o lugar de aprender a servir, tendo o abade fazendo às vezes de Cristo, no trabalho e na oração para a glorificação de Deus e o desenvolvimento das virtudes.


As virtudes, conforme a regra beneditina, são as energias espirituais da vida monástica, apresentadas como instrumentos da arte espiritual: o perdão, a paz, a renúncia, o silêncio, a paciência, a verdade, o amor, a oração, a humildade, o bom zelo, o temor de Deus e a partilha dos dons e bens.  Em resumo, o que São Bento escreve na Regra sintetiza o sentido da vida monástica com estas palavras: “Nada absolutamente anteponham a Cristo que nos conduz juntos para a vida eterna”. (RB, 72)
A confraternização durante o almoço expressou a amizade e tranqüilidade familiar ao grupo. Após animada interação, organização do ambiente e tempo livre, aconteceu a partilha da história dos santos do dia do aniversário dos participantes do grupo em reflexão.


Entre várias reflexões nesse encontro, Dom Rui também destacou que a Oração na Regra de São Bento é considerada como um meio de crescimento e descoberta para realizar a vontade do Pai.  Toda ação da vida monástica situa-se na oração: a recepção do irmão, do hóspede, a transmissão de cargo, o Ofício Divino, a Lectio Divina, a celebração mesmo no local de trabalho...   As pessoas de vida monástica, para São Bento, vivem como pobre a procura do auxílio de Deus, reconhecendo sua limitação, seu pecado e a purificação do coração (caps. 16; 19; 20; 42; 50; 53; 67...). São Bento considera o Mosteiro como uma Escola do Serviço do Senhor para que as pessoas de vida monástica sejam solícitas na busca do verdadeiro encontro com Deus.

O Ofício de Vésperas e o lanche de confraternização encerraram o riquíssimo momento de espiritualidade monástica compartilhado entre Dom Rui, OSB, irmãs beneditinas de Mineiros e oblatos (as): homens e mulheres que vivem em suas famílias e comunidades a espiritualidade cristã/ beneditina.
Oblatos e Oblatas beneditinos são pessoas cristãs (leigas ou ordenadas, casadas, solteiras, desquitadas ou viúvas) que chamadas por Deus procuram viver com coerência o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia dentro do Espírito da Regra de São Bento.  No conteúdo desta, encontra alimento e estímulo para tenderem à perfeição evangélica e à glorificação de Deus. 


Existem duas categorias de oblatos e oblatas: a dos oblatos regulares que, residem no mosteiro, e a dos oblatos seculares, que residem em suas próprias casas.Oblato quer dizer “oferecido ao Senhor”.
A oblação beneditina requer certa preparação, que se dá em dois períodos denominados Postulantado e Noviciado, de aproximadamente um ano cada. No primeiro se estuda o Estatuto do Oblato, no segundo se dá o estudo da Regra de São Bento.

Qualquer mosteiro autônomo de monges ou monjas da Congregação Beneditina tem o direito de receber oblatos e oblatas.

Quem desejar saber mais sobre como se tornar oblato ou oblata beneditino entre em contato conosco pelo e-mail: mosteiro@msaojose.org.

Que em tudo seja Deus Glorificado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário