terça-feira, 8 de maio de 2012

"Ó Pai, Somos Nós o Povo Eleito que Cristo Veio Reunir..." Jubileu Áureo dos Monges Beneditinos de Mineiros-GO


Por D. Duane Gary Roy (Dom Rui), OSB


Igreja São Bento

Padre Helenivaldo, Dom Joaquim e Padre Humberto
Famílias comemoram o Jubileu de Ouro de seus pais e avós, como um momento para valorizar as memórias de dedicação e amor. Nós monges também teve essa oportunidade. Cinqüenta e um anos atrás a Abadia de São Bento, em Kansas, nos Estados Unidos, enviou alguns de seus monges ao Brasil para fundar outro mosteiro. Eles foram recebidos na cidade de Mineiros, Goiás, em 26 de abril de 1962, cinqüenta anos atrás. O Abade atual da Abadia, Dom Barnabas Senecal, veio para celebrar o evento solene conosco. 

Dom Heriberto Hermes, OSB 
Dom Barnabas Senecal, OSB - Abade


Ele apresentou-nos um cálice para usar em nossas missas que simbolizam os nossos esforços unidos para viver e fortalecer o vínculo do amor no Senhor ressuscitado. Ele participou das três missas de Ação de Graças, deixando sua mensagem de gratidão e encorajamento: na Igreja de São Bento, sábado, 28 de abril, presidida pelo Bispo Dom Herberto Hermes, OSB, na Matriz Espírito Santo, domingo, 29 de abril, presidida por Dom Rodrigo Perissinotto, OSB, e no Mosteiro de São Bento em Goiânia, segunda-feira, 30 de abril. Nesta casa de formação em Goiânia, Dom Prior Duane Roy (D. Rui), OSB, presidiu e pregou na missa concelebrada pelos bispos eméritos, Dom Antônio e Dom Heriberto.  A Igreja Matriz do Divino Espírito Santo em Mineiros é onde os monges missionários começaram o Priorado São José, e exerceram seu ministério paroquial até a criação da Paróquia de São Bento em 2010, uma segunda paróquia na cidade de Mineiros.

Dom Heriberto Hermes, OSB - Monge do Priorado São José e Bispo Emérito de Cristalândia-TO


Em Goiânia, no dia depois da celebração, uma família veio ao mosteiro para celebrar a missa da tarde conosco. O casal participa dos Oblatos Beneditinos. Eles participaram da celebração histórica na noite anterior. Aproveitei a oportunidade para perguntar o que eles consideraram significativo sobre a celebração. Ele disse que cinqüenta anos fala de permanência e estabilidade. Usando uma comparação de sua vida profissional como vendedor explicou que alguns
 produtos estão nas prateleiras por mais tempo do que outros, mas estes também perdem a popularidade. A vida monástica é um produto em oferta por um longo tempo, e continua forte até hoje! Cláudia, sua esposa, disse que percebeu uma alegria tranqüila quando alguns dos monges falaram de seus confrades no passado, e em relatar estórias que irradiavam orgulho do seu passado, e contentamento por fazer parte deste grupo de monges.
 

O Arcebispo emérito de Goiânia, Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, esteve presente para o evento em Goiânia, e o Bispo emérito da Prelazia de Cristalândia, Dom Heriberto John Hermes, OSB, que completa 50 anos como membro do Priorado de São José, no final deste mesmo ano.

Dom Heriberto atestou da maneira pela qual os monges americanos se relacionaram com os brasileiros ao longo dos anos, ouvindo e aprendendo, em posição de diálogo. Sua chegada ao Brasil coincidiu com a abertura do Concílio Vaticano II. Ele disse que os monges assimilaram o espírito e os ensinamentos deste Concílio, especificamente, a importância da formação e participação dos leigos na Igreja. Ele ressaltou a hospitalidade das famílias na cidade de Mineiros, que abriram para nós suas casas e seus corações, o que facilitou para os monges de se adaptar e 'encarnar' numa cultura diferente. Ele também enfatizou a centralidade do "Ora et Labora" – Oração e Trabalho - o carisma beneditino em nosso testemunho de missionários.


Dom Joaquim Carlos, que ingressou no mosteiro São José em 1974, compartilhou com o grupo de amigos, oblatos, clérigos e religiosas que era o Arcebispo Dom Antônio quem gentilmente recebeu os monges na Arquidiocese de Goiânia, incentivando-os a construir sua casa monástica de formação, não  necessitando de assumir uma paróquia, mas para manter as portas abertas para leigos e clérigos que procuram orientação espiritual e reconciliação sacramental.

 
Comunidade Monástica unida ao Clero Diocesano de Jataí-GO
Almoço Comemorativo, no PAVIP


Dom Vinícius, nosso mais jovem monge-presbítero, resumiu: "Fizemos um profundo olhar ao nosso passado com esta celebração, e alegramo-nos com gratidão. Precisamos agora olhar para frente, não só para planejar e administrar nossas atividades, mas para sermos homens de visão do carisma beneditino e evangelização.

 

Com o coração agradecido e esperança renovada abraçamos o futuro. Agradecemos a cada um de vocês por seu apoio e preces.




Para visualizar a Galeria de Fotos, acesse aqui.

Dom Rui, OSB, Prior






Monges celebram na Matriz Divino Espírito Santo
Celebração em Goiânia
Dom Duane Roy (Dom Rui), OSB - Prior

Nenhum comentário:

Postar um comentário