quinta-feira, 6 de setembro de 2012

MOVIMENTO SERRA - Serranos de Mineiros visitam o Mosteiro São Bento e Santuário Divino Pai Eterno

Por Dom Duane Gary Roy, OSB (Dom Rui)


No dia 28 de julho de 2012, 38 membros do Movimento Serra de Mineiros chegam a Goiânia para visitarem o Mosteiro de São Bento. Essa peregrinação foi organizada pelo casal presidente Edson e Emília, acompanhados pela assistente eclesiástica Ir. Maria das Graças, OSB, do Mosteiro Santa Maria Mãe de Deus.

Os romeiros foram carinhosamente recebidos no mosteiro pelo prior Dom Rui, Irmão Carlos Alberto e o postulante Victor Hugo, com um reforçado café da manhã, às 7h30min.

Às 9h30min, após acomodação de todos, D. Rui e Ir. Maria das Graças se reuniram com o grupo na Capela do Mosteiro para uma reflexão sobre o Ano da Fé, datas, objetivos, alguns destaques da carta apostólica Porta Fidei (Porta da Fé), bem como aspectos pastorais importantes para a vida eclesial e espiritual trazidos pelo Concílio Vaticano II.   O Ano da Fé coincide com o cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II e o vigésimo aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica.

Às 15h00min o grupo deu continuidade ao aprofundamento com uma dinâmica "Bíblia na mão, eu digo que fé para mim é..."  A seguir D. Rui abordou sobre o interesse e empenho da Igreja para uma nova evangelização a fim de reavivar a prática da fé de cada cristão.  Ir. Maria das Graças contribuiu com aspectos práticos e animação com cantos adequados ao tema.  Às 17h00min foi celebrada a missa juntamente com alguns oblatos do Mosteiro.  Às 20h00min, foi apresentado o filme Cartas para Deus a quem quisesse assistir.

No dia 29 de julho, logo cedo os serranos partiram para participarem da missa das 8h00min no Santuário em Trindade e assim visitaram os lugares santos. Fizeram as compras e retornaram para Mineiros animados com essa experiência.

Conhecendo o Movimento Serra – O Movimento Serra é um movimento eclesial de leigos que iniciou nos Estados Unidos e se expandiu por todos os continentes.  Chegou ao Brasil através do arcebispo Jaime Câmara, no Rio de Janeiro.  A denominação Serra advém da inspiração do Patrono Beato Junípero Serra, missionário franciscano que atuou nos estados Unidos no séc. XVIII.   O trabalho exclusivo pelas vocações, realizado por esse movimento, é reconhecido pela Santa Sé.

Maiores informações consulte o site http/www.movimentoserra.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário