terça-feira, 3 de abril de 2012

Jubileu de Ouro dos Monges Beneditinos de Mineiros


Neste mês de abril, completam-se 50 anos de presença dos monges beneditinos na cidade de Mineiros. Foi no dia 26 de abril de 1962 que Mineiros parou para recebê-los com uma grande festa. Na visita que haviam feito meses antes, eles notaram o envolvimento do povo na vida da Igreja e também seu caráter hospitaleiro. Este com certeza é um bom lugar para se cultivar o espírito beneditino: este é um bom lugar para se estabelecer um mosteiro.
São Bento, ao escrever sua regra, pede que os monges sejam acolhedores, que recebam o hóspede, o estrangeiro como se recebessem o próprio Cristo nele. Em Mineiros, Dom Matthias, Dom Otto, Dom Estevão e os que vieram depois, puderam fazer a experiência de ser estrangeiro em terra distante, mas aqui o povo já sabia acolher bem o que vem de fora. E assim foram recebidos como Cristo por um povo que o ama.
Durante um período de sua vida, São Bento viveu na solidão, rezando e fazendo penitência. Numa manhã de Páscoa recebeu a visita de um monge e este lhe trouxe alimento e disse: “Come Bento, pois hoje é Páscoa!” São Bento lhe responde que sabe que é Páscoa, pois Páscoa é toda vez que nos encontramos como irmãos. Em Mineiros os monges beneditinos puderam viver junto com o povo a alegria pascal na fraternidade, nas festas, nos encontros, nos trabalhos, na oração, na Eucaristia.
São Bento pede também que seus monges trabalhem. E os monges beneditinos de Mineiros trabalharam muito nestes 50 anos. Foram professores, agricultores, pecuaristas, cooperativistas, ambientalistas, defensores dos direitos humanos, conferencistas, pregadores de retiro, artistas, pesquisadores, biólogos, articuladores de causas e ações sociais e em muitas destas atividades foram pioneiros e promotores de seu aperfeiçoamento, trazendo melhorias para a classe e para toda a região. No entanto, acima de tudo, foram homens de fé, párocos e padres zelosos: dois foram chamados a serem bispos, e nesta missão evangélica empreenderam ainda muitos esforços para organizar comunidades de fé, interdependentes e responsáveis por seu desenvolvimento.
Hoje somos ainda três monges vivendo em Mineiros. Temos ainda dois monges no mosteiro São Bento em Goiânia, na educação de novos monges para a vida monástica. Nunca fomos muitos, mas sempre dedicados ao serviço do Senhor, servindo também ao Seu povo. Celebrando este cinqüentenário, convidamos à comunidade mineirense e toda a diocese de Jataí a entoar conosco louvores a Deus pelas graças recebidas e implorar a Ele que pela sua misericórdia, Sua obra cresça e produza muitos frutos para a Igreja.

Dom Rodrigo Perissinotto, OSB
Sub-prior do Mosteiro São José e Pároco da Paróquia São Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário